Tempo de leitura: 6 minutos
A depressão é uma das doenças mais preocupantes da atualidade. Entenda o que é depressão, suas causas e sintomas e descubra algumas dicas de como tratar a depressão neste post.
Infelizmente, as doenças mentais estão ficando ainda mais perigosas do que as físicas e nem todas as pessoas se atentam para a devida importância dos cuidados com a saúde mental.
Pensando nisso, hoje vamos falar um pouquinho sobre depressão e algumas maneiras para se livrar dela. Pronto para conferir sobre o assunto?

Afinal, o que é depressão?
A depressão é um distúrbio relacionado com a saúde mental que gera uma tristeza profunda. Atualmente, a condição atinge mais de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, abrangendo qualquer idade e sexo.
Geralmente, pessoas com depressão apresentam os seguintes sintomas:
- Desânimo constante;
- Perda de interesse e falta de ânimo e prazer;
- Mudanças no apetite (perda ou aumento);
- Mudanças de humor;
- Dificuldades para tomar decisões;
- Insônia;
- Insegurança;
- Cansaço;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de raciocínio e clareza;
- Ansiedade;
- Surgimento de medos que não existiam;
- Esquecimento;
- Pensamentos negativos e pessimistas com relação à vida.
Além disso, do ponto de vista fisiológico podem ser notadas outras alterações, como: constipação, dores de cabeça, pressão no peito, dores de barriga, azia e uma série de outros sintomas.
Devido a sua psicologia afetar completamente a saúde física, é uma patologia bastante preocupante e que demanda um intenso acompanhamento médico, diminuindo os riscos negativos sobre a saúde do indivíduo.
Qual a diferença entre tristeza e depressão?
É muito comum as pessoas confundirem tristeza com depressão. E saiba que elas não se tratam da mesma coisa!
A tristeza é normal na vida humana e geralmente ocorre após um trauma ou situação inesperada. Frequentemente tais episódios levam um período de vinte dias para passar.
Se após esse tempo o quadro for piorando e se tornando uma tristeza constante, a depressão pode estar se instalando. Por isso, é necessário consultar um médico que possa diagnosticar e ajudar no tratamento.
Se diagnosticada uma situação de depressão, os níveis também variam de pessoa para pessoa, sendo caracterizada entre: leve, moderada ou grave.
Quais são suas causas?
Existe uma série de possibilidades que podem gerar um quadro depressivo. Dentre as causas mais comuns, temos:
- Traumas;
- Medicações químicas específicas;
- Predisposição genética;
- Problemas sociais;
- Doenças físicas ou mentais;
- Abuso de substâncias;
- E até mesmo a ansiedade (uma pode levar à outra, tanto a depressão quanto a ansiedade).
Tratamentos disponíveis para a depressão
Embora tratamentos com medicamentos alopáticos sejam eficientes a curto prazo, eles são apenas paliativos.
A não ser que sejam alterações nos circuitos neuronais, a grande questão sobre a depressão e outras doenças mentais devem ser solucionadas na própria mente do paciente.
As soluções envolvem devolução do bem estar e qualidade de vida e são muito mais mentais do que imaginamos!
Para procurar ajuda de tratamento, o ideal é consultar um médico psiquiatra ou um psicólogo experiente, pois eles são os profissionais mais indicados para abordar tais questões.
3 Dicas para tratar a depressão
Além da ajuda médica, existe uma série de comportamentos que podem ser aliados no tratamento da depressão, vamos conferir?
1. Entenda a sua mente
Entender a sua mente, sua vida e os fatores que podem estar relacionados com o quadro depressivo é muito importante no tratamento.
Nossos pensamentos são como um jardim e nós somos os jardineiros. Se plantarmos boas sementes, teremos bons pensamentos. Mas se não fizermos isso, as ervas daninhas surgem e tomam conta do nosso jardim. Você não precisa fazer nada, elas surgem sozinhas. Os pensamentos negativos são como ervas daninhas, que invadem nossa mente quando não cuidamos do nosso jardim.
Então, cuide do jardim da sua mente, afaste-se de tudo que traga maus pensamentos, como noticiários, filmes violentos, novelas, músicas melancólicas. Procure alimentar sua mente com positividade. Leia livros interessantes, assista vídeos motivacionais, ouça músicas bonitas e alegres (nada de ficar ouvindo aquelas músicas sertanejas sofrência, por favor, não faça isso!)
Invista no seu autoconhecimento, faça cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento pessoal, como o Redirecione Sua Vida, que podem ajudar bastante com a sua clareza e aumento motivacional, guiando melhor a sua nova trajetória de vida.
Como tratar a depressão
2. Entre em movimento
Embora muitas pessoas achem que esse tópico é besteira, o equilíbrio corpo e mente é facilmente reestabelecido quando ambos são estimulados.
Tony Robbins diz que movimento gera emoção. Ou seja, Nós somos capazes de mudar o nosso estado emocional mudando a forma como movimentamos o nosso corpo.
Isso porque a emoção é criada pelo movimento. Então quando mudamos nossa postura e nos colocamos em movimento, instantaneamente alteramos a forma como nos sentimos.
Movimento gera emoção
Tony Robbins
Sabendo disso, entre em movimento sempre que começar a sentir o desânimo bater. Coloque uma música animada e dance, saia para caminhar, correr, pedalar, pratique um esporte, dê um passeio.
Faça seu corpo seu mexer de alguma forma. Isso vai gerar uma aceleração no metabolismo e tende a tirar o corpo da situação.
Os hormônios liberados nas práticas esportivas, como serotonina e endorfina, são excelentes para promover o bem estar e entram em confronto direto com as substâncias maléficas da depressão.
Para sentir seus efeitos positivos, dedique pelo menos quinze minutos diários para a prática, principalmente das modalidades aeróbicas, que demandam maior gasto energético e aumento do metabolismo, como: jump, danças, corrida, pedalada e natação.
Leia também: Compre experiências e não coisas
Como tratar a depressão
3. Tenha uma alimentação equilibrada e rica
Uma nutrição saudável e que promova a qualidade de vida é muito importante para tratar a depressão e aumento do bem estar.
Inclua em sua dieta:
- Cereais integrais;
- Ovos;
- Banana;
- Oleaginosas;
- Frutas e legumes;
- Derivados do leite, como queijos;
- Carnes magras e peixes;
Tais alimentos são ótimos para manter a sua saúde em dia e equilibrar o nível de neurotransmissores que irão manter seu humor mais controlado.
Considerações finais
Quanto antes você identificar os sintomas da depressão e começar a agir nas suas causas, melhor. Lembre-se sempre de focar em coisas boas, fazer atividades que te façam bem, estar perto das pessoas que você ama e buscar o desenvolvimento pessoal. Não desista! Você é muito mais forte do que imagina.