Ansiedade: o que é, como controlar e viver livre

Tempo de leitura: 6 minutos

Entenda o que é ansiedade e confira dicas para se livrar dela

Saiba como a ansiedade pode ser prejudicial para o seu organismo e confira algumas dicas para não deixar ela interferir em sua vida.

como controlar a ansiedade
Como controlar a ansiedade

Crédito da imagem: cbhn.com.au

A ansiedade é um fenômeno completamente natural e essencial para a sobrevivência na evolução do ser humano.

O grande problema é quando ela está descontrolada e acaba atrapalhando a nossa vida, podendo até comprometer a saúde.

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre ansiedade. Como caracterizá-la e diminuir os seus efeitos colaterais? Confira a leitura do artigo até o fim!

O que é ansiedade?

         Sabe aquela sensação de frio na barriga antes do primeiro dia de aula? Ou aquele nervosismo natural antes de uma prova importante?

         Tudo isso é ansiedade. E é completamente natural para o ser humano senti-la.

         É ela que nos faz ficar em estado de alerta, fortemente atento às situações.

         O grande problema é quando ela sai fora de controle e sentimos medo e preocupações constantes.

         De maneira aguda, seus efeitos prejudiciais são apenas momentâneos. Mas se não manejada, a longo prazo ela pode trazer uma série de consequência para a saúde. E Não estamos falando apenas  de saúde mental, mas também da física.

Quais os sintomas da ansiedade?

         Você já deve ter ouvido falar que corpo e mente estão profundamente conectados, não é mesmo? E isso é totalmente verossímil!

         Infelizmente a maioria dos casos de ansiedade acabam gerando sintomas à nível físico, graças à interação corpo-mente. Assim, os sintomas principais são:

  • Excesso de preocupações, principalmente com questões futuras;
  • Náuseas e vômitos;
  • Aumento da frequência cardíaca (palpitações);
  • Transpiração em excesso;
  • Formigamento em algumas regiões do corpo;
  • Alta quantidade de estresse devido à liberação excessiva do hormônio cortisol;
  • Sensação de calorões ou calafrios;
  • Sensação de tremores;
  • Sentir que está perdendo o controle;
  • Medo de tomar decisões sobre o futuro e até de morrer;
  • Dificuldades para dormir;
  • Perda do apetite;
  • Cansaço;
  • E até mesmo desânimo para fazer algumas atividades.

Considerando todos esses efeitos negativos, já deu para entender por que o quadro é muito preocupante a longo prazo, não é mesmo?

Quais são as causas da ansiedade?

         Para que uma pessoa fique mais ansiosa do que o normal, ela pode passar por uma série de situações, como: traumas, doenças físicas e mentais ou apresentar condições genéticas pré-existentes.

         A ansiedade é considerada uma doença da modernidade e está muito relacionada com o alto índice de estresse da vida  atual, principalmente com o ritmo incessante e acelerado das relações de trabalho e a falta de prioridades para o lazer, bem estar e promoção da saúde mental.

         Por isso, seguir algumas dicas para evitar suas consequências negativas, pode ajudar muito. Pronto para conferir?

3 Dicas para minimizar (e até se livrar) da ansiedade:

Dica 1. Viva o Agora

Enquanto a depressão é focar no passado, a ansiedade é colocar o foco no futuro.

O melhor que temos que fazer é viver o Agora, porque o passado já não existe e o futuro ainda não chegou.

O grande problema é que nós insistimos em viver nesses dois mundos que nos fazem perder o bem mais precioso que temos: o tempo presente.


Quando vivemos o agora não temos preocupações, nem decepções, tomamos consciência dos pensamentos e das emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos.

Dica 2. Realize a prática de atividades físicas

         Praticar exercícios físicos é importante não somente para questões de estética corporal, mas também para ajudar a saúde mental!

         Dê preferência para modalidades que te promovem o bem estar. E ai, tudo varia conforme o gosto!

Muitas mulheres adoram a dança do vente e até dizem que ajuda na ansiedade e na depressão, por exemplo.  A yoga e a meditação também são excelentes, como dito anteriormente.

         Assim, você poderá aumentar a sintonia e ter um melhor controle do seu corpo, diminuindo a ansiedade e liberando uma série de hormônios benéficos, deixando de lado o cortisol.

Dica 3. Coloque a sua mente em dia

         Como você viu, a ansiedade está muito relacionada com nossas preocupações (sobretudo com o futuro) e estresse da vida atual.

Por isso, entender as preocupações e saber lidar com elas é uma excelente maneira de manejar a ansiedade.

         Muitas questões podem ser ajudadas por meio da terapia, requerendo apoio psicológico ou psiquiátrico. E saiba que não tem nada de mal nisso! Afinal, todos temos nossas dúvidas com relação à emoções e pensamentos.

Um processo de Coaching também pode ajudar bastante, principalmente para definir melhor metas e objetivos para o futuro, deixando a mente menos preocupada e mais consciente do caminho a ser tomado. Mas é importante que seja realizado com um profissional competente, seguindo as necessidades de cada pessoa.

         Além de Terapia e Coaching (que não são a mesma coisa) todos podem ser muito beneficiados com atividades que promovam o relaxamento, bem estar e a abertura da consciência, como a yoga e a meditação. Além de excelentes para a saúde física, exercer uma respiração consciente  irá permitir a conexão entre a mente consciente e inconsciente, ajudando a controlar melhor as emoções e os processos ansiosos.

         É melhor entender bem sobre a mente do que sofrer com ela!

         Para lidar melhor com as suas emoções e expandir a consciência, esteja sempre estudando e procurando entender o que se passa na sua vida.

         Quanto mais consciente você estiver, mais longe a ansiedade estará de você.

         Para te ajudar a redirecionar sua vida e entender melhor sobre clareza e caminho, confira mais algumas dicas aqui.

Considerações finais

         Agora que você entendeu como identificar a ansiedade, bem como suas causas e sintomas, que tal seguir as dicas e se livrar dela?

         Lembre-se que com clareza e propósito, tudo fica mais fácil e que é possível sim viver uma vida menos ansiosa!

Sobre Dayana

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