Tempo de leitura: 3 minutos
Você já imaginou como seria a sua casa se você não tivesse jogado o lixo fora no último mês? Ou no último ano? Imagine como seria acumular o lixo da cozinha, do banheiro, todas as embalagens de coisas que você comprou, resíduos, restos de comida podres? Sem dúvida sua casa estaria inabitável, atraindo todo tipo de moscas, baratas, ratos e doenças.
Mas tenho certeza que você nunca deixaria sua casa chegar a esse ponto, sabe porquê? Porque você sabe exatamente o que fazer com o lixo da sua casa.
Infelizmente, não fazemos a mesma coisa com nosso lixo psicológico que acumulamos ao longo da vida. Sentimentos negativos, frustração, raiva, mágoa e dor vão apodrecendo e nos intoxicando por dentro.
Nos acostumamos a empurrar a sujeira pra debaixo do tapete e fingir que esquecemos, mas sempre que algo ruim acontece trazemos tudo à tona novamente.
Por não conversarmos sobre o assunto, não admitirmos, vamos acumulando tudo como dentro de uma panela de pressão prestes a estourar.
Esse lixo acumulado é extremamente prejudicial e perigoso, tanto para nossa saúde emocional quanto física.
Precisamos fazer a faxina das nossas emoções e não deixar esse lixo acumular.
A melhor forma de nos livrarmos desse lixo é praticando o perdão. O perdão é como se fosse a água sanitária da nossa alma e lava toda impureza de sentimentos e pensamentos que insistem em nos atormentar. Precisamos pedir perdão e liberar perdão.
O perdão é a nossa Usina de Reciclagem que vai reciclar todo lixo e abrir caminho para o novo.

O perdão é uma escolha, é um ato de livre-arbítrio que não depende da emoção, é uma decisão que não depende dos seus sentimentos.
Você pode escolher cultivar o perdão ou a amargura.
Você não precisa esperar se sentir bem com a pessoa para perdoar. Você também não precisa compreender os motivos da pessoa ter feito o que fez.
Você também não precisa esperar sentir vontade de perdoar ou de pedir perdão, porque a nossa vontade natural é de devolver na mesma moeda, então não adianta esperar ter vontade de exercer o perdão, porque ele é uma decisão que você toma.

O perdão é o início do processo de cura interior.
Quando você não perdoa, sua vida fica travada. A falta de perdão impede que sua vida seja plena, que as coisas deem certo pra você. É como se existisse um bloqueio que te impede de ter tudo aquilo que você deseja, porque uma hora ou outra isso vai afetar nas suas decisões, gerando um círculo vicioso de mágoa, ações inadequadas, resultados ruins e mais mágoa ainda. No fim você pode acabar culpando Deus por nada dar certo pra você, mas na verdade foi por causa de um perdão que você não liberou.
Escolher não perdoar é insistir no caminho da amargura, do ressentimento, da vingança disfarçada no amor próprio ferido, sem se dar conta de que você é a única vítima desse mal que fica retido aí dentro.
Leia também: Por que é tão difícil perdoar?
Link permanente